O que faz um radialista?



Apresenta programas de rádio e televisão, ancorando programas, nos quais interpreta o conteúdo da apresentação, noticia fatos, lê textos no ar, redige a notícia, narra eventos esportivos e culturais, tece comentários sobre os mesmos e faz a locução de anúncios publicitários; entrevista pessoas; anuncia programação; prepara conteúdo para apresentação, pautando o texto, checando as informações, adaptando-se aos padrões da emissora e do público alvo; atua em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias alternativas como cinema e internet.
Rádio é um recursos tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação bidirecional por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.
Uma estação de radiocomunicações é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações. É composta basicamente por um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicações, uma linha de transmissão e a antena propriamente dita. A este sistema dá-se o nome “sistema irradiante”.

O sinal de rádio (acima) em ondas de AM e FM.

A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem sua transcepção. Geralmente não há recursos disponíveis nas estações que operam em modulação em amplitude (AM): apenas o importante rádio digital, um importante ganho para esse tipo de estação. Recursos tais como som estéreo e Radio Data System (RDS) ainda são exclusividade das estações que operam em modulação em frequência (FM).
Tecnologia do Blogger.