Descição Sumária 

Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio de edifícios de apartamentos, edifícios comerciais, igrejas e outros. Atende e controla a movimentação de pessoas e veículos no estacionamento; recebe objetos, mercadorias, materiais, equipamentos; conduz o elevador, realiza pequenos reparos. Presta assistência aos religiosos, ornamenta a igreja e prepara vestes litúrgicas.

A função Zelador é um sinônimo da ocupação Zelador de Edificios e sua CBO  principal é 5141 que pertence aos Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios e que podem atuar com os seguintes títulos:

5141-05 - Ascensorista (Cabineiro de elevador, Encarregado de elevador, Operador de elevador)

5141-10 - Garagista (Encarregado de garagem, Manobrista)

5141-15 - Sacristão (Fiscal de capela)

5141-20 - Zelador de edifício (Zelador)

Caracteristicas de trabalho:

São trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Organizam-se em equipe e são supervisionados permanentemente ou ocasionalmente, dependendo do serviço executado. Trabalham em horários diurnos, noturnos e em regime de rodízio de turno.

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental. Os profissionais aprendem a profissão no próprio emprego. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/200

Fonte: Ministério do Trabalho

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.