Dia 15 de Dezembro - Dia Nacional da Economia Solidária

Dia Nacional da Economia Solidaria

O dia 15 de dezembro já está consagrado como Dia Nacional da Economia Solidária. A data foi criada em homenagem ao ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988 por sua luta em defesa dos povos da Amazônia – sempre enseja reflexões sobre conquistas e desafios, bem como atividades comemorativas.

Segundo o Ministério do Trabalho, entende-se por economia solidária, o conjunto de atividades econômicas realizadas por “jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver”, em que “os próprios trabalhadores também são os donos. São eles que tomam as decisões de como tocar o negócio, dividir o trabalho e repartir os resultados”.

A economia solidária possui quatro princípios importantes: Cooperação, em que todos trabalham de forma colaborativa; Autogestão, em que as decisões são tomadas de forma coletiva e que privilegia as contribuições do grupo; Ação Econômica, e Solidariedade – a preocupação com o outro está presente de várias formas.

Fonte: organics news brasil
Dia 15 de Dezembro - Dia Nacional da Economia Solidária Dia 15 de Dezembro - Dia Nacional da Economia Solidária Reviewed by Lenir Carneiro on 01:04:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Latest in Tech