História do sorvete.


Sorvete só chegou ao Brasil em 1935

O Dia Nacional do Sorvete, comemorado hoje, coincide com a fundação da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS) em 2002, aliada à época em que se começa a temporada de calor no país.
Aqui, o sorvete chegou em 1935, no Rio de Janeiro, depois que um navio americano aportou com 270 toneladas de gelo e dois comerciantes iniciaram sua produção.

No Brasil, o sorvete também já foi considerado como precursor do movimento de liberação feminina. Isso porque, foi com a intenção de saboreá-lo que as mulheres começaram a frequentar bares e confeitarias, cujos lugares eram ocupados quase que exclusivamente pelos homens.

Mas o primeiro relato sobre o sorvete data de aproximadamente mais de três mil anos atrás e tem sua origem no Oriente. Os chineses costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturado à neve, algo parecido com a atual raspadinha. Posteriormente aperfeiçoaram esse produto fazendo um doce gelado com neve, suco de fruta e mel.

Alexandre, o Grande, é visto para muitos historiadores como o introdutor do sorvete na Europa, o qual mudou um pouco o método de fabricação: ao invés de utilizar neve diretamente, uma mistura de salada de frutas embebida em mel era resfriada em potes de barro guardados na neve.


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Tecnologia do Blogger.